Com o Pix do Alter você pode fazer e receber transferências, pagar compras e contas de forma simples e instantânea.
Os dados bancários para receber transferências ou pagamentos no novo sistema de pagamentos do Banco Central são chamados de chaves Pix. Trata-se de uma informação única que será utilizada para facilitar o processo e para realizar as suas transações.
1. Quais dados posso usar para registrar a minha chave?
Você tem algumas alternativas para usar no registro das suas chaves, são elas:
- CPF ou CNPJ
- Número de celular
- Chave aleatória
2. Como registrar as chaves na AlterConta?
O registro é muito simples. Basta acessar a área Pix, que está disponível na tela principal do seu app, e escolher a opção minhas chaves. Escolha a opção que desejar e que faça mais sentido para você. Cada chave só poderá ser vinculada a uma única conta. Cada pessoa física poderá cadastrar até cinco chaves para uma mesma conta.
Para validar o registro das chaves que usam as informações de seu e-mail ou número do seu celular, você receberá um código de verificação. Após esse processo, sua chave será registrada em seu app.
A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem repassar nenhum de seus dados pessoais ao depositante/pagador. Você pode gerar uma chave aleatória no seu app que consiste em um conjunto de números, letras e símbolos. Essa informação está disponível assim que você abrir a área Pix no seu app, e na opção minhas chaves.
3. Portabilidade de chaves
Você pode fazer portabilidade de chaves caso queira transferir o registro de uma das informações de CPF, e-mail ou número de celular de uma instituição financeira para outra. Esse processo é iniciado na nova instituição em que você deseja fazer o registro. Esse processo possui um prazo de até sete dias e você deverá confirmar essa solicitação na instituição em que o registro foi feito inicialmente.
4. Reivindicação de chaves
Se você for cadastrar uma chave e ela já pertencer a outro usuário, você pode fazer a reivindicação de chave na instituição financeira em que deseja fazer o registro. Esse caso pode acontecer com registro de chaves com número de celular ou e-mail.
Depois da solicitação, se inicia um prazo de sete dias corridos para que o usuário dono da chave comprove a sua posse da mesma. Se isso não for comprovado, a chave é transferida para quem a reivindicou.
5. Como fazer um Pix?
Você já possui chaves cadastradas, agora é hora de usar o Pix no Alter.
Para receber um Pix, basta informar uma das chaves registradas na sua AlterConta. O dinheiro vai cair direto na sua conta no Alter.
Para fazer um Pix, tenha em mãos a chave da pessoa para quem você quer mandar um valor e coloque essas informações na opção transferir com Pix na área Pix do seu app. O dinheiro vai sair da sua AlterConta sem custo algum.
6. Limites
Você pode fazer quantos Pix quiser. Existem limites transacionais, que podem ser consultadas em nossa página de Limites e tarifas.
Também a qualquer momento você pode solicitar aumento de limites transacionais em nosso App, que será validado por nosso time de Compliance.
Leia também esse artigo relacionado: